OrientaçãoBenevenuto, Klaus Schommer2023-03-132023-03-132022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7195Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Este trabalho buscará tematizar processos de coproduções internacionais do Rio Grande do Sul com Argentina e/ou Uruguai entre 2005 e 2019. Como hipótese, traçamos características em comum nos textos fílmicos que nos permitiram categorizar, através de análise mercadológica, estética e social, coproduções internacionais como parte de um processo de cinema transnacional denominado Cinema Templado. A dimensão mercadológica se dá através de análises de dados disponibilizados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, já as análises estética e social se dão através de análise fílmica. Para a análise estética, nos utilizaremos das escolhas da direção de fotografia enquanto construção imagética. Para a análise social, do debate sobre território, paisagem e processos de identificação presente em alguns filmes.poropenAccessCinema templadocinema gaúchocoprodução internacionalterritóriodireção de fotografiaCoproduções GauchasTerritórios e Construção Imagética na Busca de um Cinema TempladobachelorThesis