Molitor, MilenaZussa, Paloma CarolineAugusto, Tamires dos SantosGois, Anália Maria Dias de2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2552Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Com embasamentos de autores que descrevem sobre a formação da docência mais significativa e real, este artigo expõe falhas que passam despercebidas pelas universidades e os impactos que contribuem para essa má formação e ao mesmo tempo aponta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como um programa que tenta amenizar essas falhas ligando a teoria com a prática formando um docente mais preparado para exercer o seu real papel, uma vez que o programa permite ao bolsista participar de tudo que envolve o ambiente escolarporopenAccessFormação - docênciaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A formação do docente no século XXI e o Pibid: impactos no ensino e aprendizagemconferenceObject