Suarez, Osmar Adonis Pargas2024-10-312024-10-312024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8603Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O ensino da língua materna em contextos escolares, geralmente, é marcado por uma visão tradicionalista e formalista que, nega e, de certa forma, oprime as variações linguísticas presentes no repertório linguístico dos discentes. Diante disso, a Sociolinguística, enquanto uma área interdisciplinar e plural, em sua vertente Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004), procura trabalhar didática e pedagogicamente essa questão ao proporcionar ferramentas para que os professores possam ensinar a variedade institucional e, ao mesmo tempo, valorizar e respeitar as diversidades linguísticas que compõem o rico repertório linguístico existente na sala de aula. Considerando essas noções, este TCC objetivou investigar em qual medida a sociolinguística e outros saberes linguísticos estão presentes ou não na Proposta Pedagógica Curricular do Curso “Formação de docentes da educação infantil e dos anos iniciais, na modalidade normal, em nível médio”, da rede estadual de ensino paranaense. A partir de uma leitura inicial, mas reflexiva da PPC do Curso, propôs-se um material didático-teórico elaborado a partir de mapas mentais e conceituais, que correlaciona a Sociolinguística Educacional à prática pedagógica do professor alfabetizador e letrador. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, cujo caráter exploratório e descritivo possibilitou que as amostras coletadas através do levantamento e análise documental da PPC do Curso fossem relacionadas à pesquisa bibliográfica sobre a Linguística, a qual foi pautada nos capítulos conceituais de Nunes (2021), Ribeiro e Nunes (2024) e Ribeiro e García Torres (2024), uma vez que objetivou-se sintetizar esses textos que foram pensados para o mesmo público pesquisado: docentes atuantes no Ensino Fundamental I. Ao observar os saberes (socio)linguísticos na proposta do curso, constatou-se a sua pouca presença, sendo abordado de maneira breve, deixando essa área isolada durante o Curso, resultando em uma formação rasa em linguística e, consequentemente, na sociolinguística, incutindo na falta de ferramentas que venham a desenvolver e a promover o trabalho com as variações linguísticas dentro da sala de aula. Por conseguinte, os resultados oportunizados por este TCC, revelou que inserir a pedagogia da variação linguística na didática do docente alfabetizador e letrador torna-se muito importante para a valorização da cultura popular e o respeito às origens dos alunos e, dessa maneira, poder avançar para uma educação mais inclusiva de fato.viopenAccesssaberes (socio)linguísticossociolinguística educacionallíngua maternaensino médioRefletindo sobre os saberes (socio)linguísticos presentes na Proposta Pedagógica Curricular do curso “Formação de docentes da educação infantil e dos anos iniciais, na modalidade normal, em nível médio” do Estado do Paraná.