Amaral, Sandra Caroline doAssis, Ligia Lobo de2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3248Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pode-se ir além da formação mínima do curso superior, promovendo uma maior aproximação com a realidade escolar. O Projeto relaciona a pesquisa com a observação, coleta de dados, discussão e análises para melhoria dos problemas possivelmente encontrados. Por meio das observações que foram feitas em escolas em parceria com o projeto, notou- se fatores importantes para compararmos a teoria com a prática. Espera-se que nas próximas etapas, o PIBID possa contribuir efetivamente para a formação dos docentes tanto em nível médio como superior, bem como para a prática pedagógica dos professores das escolas da rede pública envolvidas no programaporopenAccessObservaçãoPesquisaPráticaTeoriaTeoria e prática: importância da observação para a formação de docentesconferenceObject