Andrioli, ÉdinoVeleda, Gabriele Granada2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2548Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Busca-se relatar neste trabalho algumas informações sobre a EJA, o ensino da matemática na EJA e a aplicação de uma atividade com os alunos com carga horária correspondente ao 8o e 9o ano do ensino fundamental. Inicialmente, são mostrados alguns fatores importantes sobre a EJA, ou seja, quando foi decretada a lei que concretiza esta modalidade de ensino e seus objetivos. Em seguida, é mostrado brevemente como é o ensino da matemática na EJA. Tais informações foram obtidas por uma pesquisa teórica. Posteriormente, é relatada a aplicação de uma atividade que envolve a equação de segundo grau utilizando o método de resolução de problemas, em que foi dada a imagem de uma figura retangular com área estabelecida com o intuito de que descobrissem o tamanho de cada lado do retângulo. A atividade proporcionou o interesse por parte dos alunos, os quais buscaram caminhos para resolver o problemaporopenAccessResolução de problemasEnsinoA experiência de uma atividade de resolução de problemas na educação de jovens e adultosconferenceObject