Santos, Rafaele Paulazini Majela dos2024-12-132024-12-132024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8729O presente artigo aborda o tema educação para a paz, conceito que deve ser entendido pelos profissionais da educação e trabalhado desde a educação infantil, já que é parte integrante da Educação Básica. Estudos apontam que, no Brasil, os casos de violência praticadas contra crianças de 0 a 4 anos tem aumentado no período entre 2010 e 2017. Já em 2021 demonstrou que 67% das mães/pais de meninas e meninos de até 3 anos admitiram usar algum tipo de prática parental negativa com a criança. Esses dados são apontados pelo documento de prevenção de violência contra crianças. Diante disso, utilizaremos os aportes teóricos da disciplina Estudos para a Paz e o recente documento da prefeitura de São Paulo que aborda as diferentes violências contra bebês e crianças, para embasar o trabalho. Com isso, discutindo as violências e repensando práticas no caminho de uma educação para a paz na educação infantil.educação infantilpazviolênciaeducação básicaEducação para a paz: caminhos possíveis na educação infantil