Vivi, DanielaQuadros, Claudia Fatima dePadilha, Rubia Mara RibeiroFagundes, Elizabeth Macedo2018-01-082018-01-082014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3152Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho apresenta relato das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá. O PIBID é um programa ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e tem por objetivo o compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação brasileira. Diante disso o trabalho relatado é resultante de uma das ações desenvolvidas na escola participante do PIBID com o objetivo de reforçar os conteúdos trabalhados pelas professoras regentes e despertar o interesse dos alunos pela disciplina de ciências. Os jogos pedagógicos de ciências foi aplicado em uma turma do 2o ano da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio, localizada num bairro da periferia da cidade de GuarapuavaporopenAccessJogos educativosPIBID nos anos iniciais e os jogos pedagógicos de ciênciasconferenceObject