Goulart, Janayna da CostaMaciel, Juciane AparecidaAguiar, Camila FerreiraPinto, Angela Emília de Almeida2017-10-252017-10-252014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2789Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis mudanças na postura e aprendizagem dos estudantes do ensino médio frente à inserção de atividades de laboratório nas aulas de Física. A coleta de dados foi realizada através do preenchimento de roteiros, um para cada experimento, e das respostas a um questionário aberto inserido dentro do roteiro. Os resultados mostram que do primeiro para o segundo experimento, houveram melhoras tanto no posicionamento no laboratório, como no processo de desenvolvimento das atividades, que se deu de forma organizada, objetiva e concentrada. Foi possível perceber o aumento do interesse e da motivação dos estudantes pela realização dos experimentos, e um aumento no número de estudantes que conseguiram fazer alguma conexão entre o conteúdo visto em sala de aula e o experimento desenvolvido em laboratórioporopenAccessExperimentaçãoEnsino de físicaAprendizagem significativaEstudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médioconferenceObject