Salinas, Maiara Carla2023-11-032023-11-032023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7661Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.A região de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai) é marcada pelo plurilinguismo, nesse espaço a vivência cultural e linguística transcende os limites entre os países, facilita a imigração, movimenta o comércio e o turismo, está presente em universidades e escolas da região. É nesse espaço de tríplice fronteira que o município de Foz do Iguaçu tem recebido um aumento significativo de alunos migrantes, grande parte falantes do espanhol e com isso surge a necessidade de implementar e estimular o ensino de língua espanhola em escolas do Ensino Fundamental – Anos iniciais. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática (SD) para o ensino de espanhol na região de fronteira. A SD é importante, pois permitirá ao professor de espanhol e alunos explorar o aspecto multilíngue e multicultural presente em sala de aula e no contexto em que vivem para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada para essa pesquisa é a revisão de literatura e a elaboração de um produto educacional, sequência didática, como proposta de ensino de espanhol para escolas do Ensino Fundamental I. Conclui-se com a pesquisa que há possibilidade de ensinar o espanhol a partir da valorização cultural e linguística da região de fronteira, o que pode fazer com que os alunos aprendam de maneira significativa, além de acolher e compartilhar a história, cultura e língua dos alunos estrangeiros que estudam em escolas do município de Foz do Iguaçu.poropenAccessespanhol; ensino fundamental I; fronteira; língua; culturaUma Proposta de Sequência Didática para Escola do Ensino FundamentalconferenceObject