Fernandes, Yasmin FernandesAcosta Acevedo, Andrés CamiloMaia, Francisca Paula Soares2019-02-192019-02-192018-11-30https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4610O curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja por questões de trabalho ou outras razões como estudo e que necessitam usar o português diariamente. Seguindo uma abordagem variacionista e integracionista, cada aula do curso possui um tema e a língua é ensinada em seu uso real, considerando as variações e a diversidade cultural. Sendo um dos fundamentos do curso a concepção de variação e interferência entre as línguas, o conceito de erro não faz parte desse trabalho, esse é visto como interferências ou desvios. Esse trabalho visa a refletir sobre o ensino tradicionalmente feito do português para estrangeiros e o ensino praticado nesse projeto, bem como refletir sobre o processo de integração do estrangeiro na comunidade local, a escolha dos temas e a elaboração dos materiais, partindo do conceito de que as maneiras de se ensinar uma língua seja algo construtivo para o discente e não se torne algo fossilizado.poropenAccessPortuguêsLíngua estrangeiraSIEPESEUNIExtensãoPortuguês para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridadearticle