Silva, Isabelli Guimarães2023-06-192023-06-192023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7358Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.A presente pesquisa vem fomentar o estudo dos conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, especificamente nas séries de 4º a 9º anos, com vistas a ampliar o estudo da construção do conhecimento por meios geométricos, fazendo relação e conexão entre conteúdos curriculares inter-séries, cujos alunos necessitam da figura do professor para auxiliá-los nesta importante fase de crescimento linear que os pensamentos e estruturas matemáticas devem ser aprendidos. De maneira mais precisa, a pesquisa analisa as unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) na área de matemática para o Ensino Fundamental, com o propósito de relacioná-las com frações, com ênfase nas suas representações gráficas. O trabalho verifica a aplicabilidade do conceito de fração equivalente na construção dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações, bem como evidencia que a Base Nacional Comum Curricular trata o conceito de fração equivalente como um dos mais importantes no Ensino Fundamental.poropenAccessconstrução do conhecimento; representação gráfica; fração; relação curricular inter-sériesConceitos Matemáticos no Ensino Fundamental Construindo Significados por Meios GeométricosbachelorThesis