Pereira, Tássila Zerbini MonteiroRengel, EduardoRufino, Mauro CésarSamojeden, Lauro Luiz2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2940Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Tratar dos conteúdos específicos de Física em sala de aula, sem que estes sejam apresentados de forma contextualizada, dificilmente fará os alunos compreenderem suas relações no meio social. Este projeto tem como objetivo propor aos professores a utilização do enfoque CTS no planejamento e desenvolvimento das aulas. Aplicamos um questionário aos alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Curitiba abordando assuntos como a relação dos conceitos de Física e o Meio Ambiente, a Matriz Energética Brasileira e a geração de energia elétrica. A partir das análises e interpretações desta intervenção, apresentaremos propostas em um material destinado ao professor, o qual irá conter planejamentos e reflexões de intervenções em salaporopenAccessEducação - ensino de físicaEnfoque CTSEducação ambientalO enfoque CTS na proposta de elaboração de um material para professores a partir das concepções de alunosconferenceObject