Barbosa, Robert Renner Bicharra2025-04-292025-04-292025-04-29https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9084Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.Esta dissertação tem como objetivo analisar a aplicação da Lei 10.639/2003 no Alto-Solimões, estabelecendo um diálogo com o Movimento Negro, suas implicações e pautas na conquista da referida lei. Para tanto, o primeiro capítulo visa historicizar e compreender o Movimento Negro como sistematizador e educador de suas pautas até a implementação da Lei 10.639/2003. Nesse sentido, destaco autores que se debruçam sobre a dinâmica desse movimento na luta por emancipação e conquistas políticas, a saber: Domingues (2007), Pereira (2010), Albuquerque Filho (2006), Soares (2016). Dentre esses, destaca-se Gomes (2017), que entende o Movimento Negro como educador e sistematizador de suas conquistas. No segundo capítulo, propõe-se abordar brevemente a Historiografia regional, tratando da presença negra no Amazonas. Em seguida, são destacados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No terceiro capítulo, a análise foca na aplicação da Lei 10.639/2003 nos municípios do Alto-Solimões (2003-2023), como Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. A discussão se concentra no campo historiográfico do Tempo Presente, trazendo para esse debate autores como François Dosse (2012), Marieta de Moraes Ferreira (2000) e Lucília de Almeida Neves Delgado (2013). Além disso, a metodologia da História Oral será utilizada, com base em Verena Alberti (2005, 2013), Paul Thompson (1992), Janaina Amado e Marieta de Moraes Ferreira (2006).openAccessMovimento Negro Unificado (Brasil)Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]Alto Amazonas (AM : Comarca)ensino de históriaO ensino de história africana e afro-brasileira em perspectiva: uma análise dos relatos e memórias de docentes no Alto Solimões (Amazonas, 2003-2023)