Santos, Cristiane Farias dosMoraes, Aline C.A.Magalhaes, Cassiana2018-01-042018-01-042014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3127Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade Estadual de Londrina, enquanto prática de formação docente inicial na educação infantil. Tem como objetivo discutir e refletir sobre os desafios e novas possibilidades nesta modalidade de ensino. A metodologia se caracteriza pela pesquisa ação e observação. Neste trabalho serão apresentadas as impressões inicias da prática docente e discente nas vivencias do projeto e apresentação de um novo olhar para educação dos pequenos fundamentadas na perspectiva histórico cultural. Ressaltamos que a intencionalidade do trabalho é contribuir com a formação docente na educação infantil e com construção de educação significativa que valorize as múltiplas formas de expressão e linguagens infantil e a cultura lúdica e as capacidades expressivas da criança e suas linguagensporopenAccessPráticas PedagógicasDocênciaEducação infantilPIBID como espaço de formação docente na educação infantilconferenceObject