Viana, AlineKliemann, Bruna Caroline KotzLima, Bárbara Grace Tobaldini de2018-01-102018-01-102014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3193Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Os conteúdos da disciplina de Biologia são tradicionalmente abordados de maneira fragmentada o que pode propiciar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre uma proposta de ensino investigativo que buscou integrar os conteúdos de sistema ósseo, articular e muscular, bem como proporcionar aos alunos a aprendizagem que relacione os conteúdos científicos, e sua relação com o cotidiano. Assim o presente trabalho é uma reflexão de uma proposta investigativa, realizada em uma escola pública, desenvolvido por bolsistas do PIBID do Subprojeto Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. As atividades realizadas tiveram o intuito de articular os diferentes sistemas. Verificou-se a partir da análise das atividades que os alunos conseguiram relacionar melhor os conceitos, organizar suas ideias e entender o que é necessário para que os sistemas trabalhem juntosporopenAccessEducação - ensino de biologiaSistema locomotorEnsino investigativoReflexão sobre a integração do sistema locomotor em uma proposta investigativaconferenceObject