Carvalho, Simone da CostaJobeth, KatherinHerasme, Emelyn2020-04-012020-04-012019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5695O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma instituição brasileira com uma proposta educacional bilíngue português-espanhol que recebe estudantes de diversos países da América Latina e Caribe. Na UNILA, os estudantes se deparam com uma série de questões envolvendo a pluralidade linguística na instituição: precisam aprender a utilizar a língua adicional para transitar por uma série de práticas sociais envolvendo o uso das línguas na vida acadêmica, seja no âmbito administrativo, seja com relação às disciplinas ministradas ou às avaliações ao longo do período letivo. Percebe-se, nesse sentido, uma dificuldade inicial de inserção de muitos estudantes no contexto acadêmico, pelo fato de vários possuírem pouco conhecimento prévio da língua adicional, especialmente no caso dos participantes provindos de países cuja língua oficial majoritária é o espanhol. Além disso, a maioria desses participantes deixa seus países e comunidades para viver em contexto de imersão na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, o que lhes demanda aprender a “viver em português” desde o momento em que chegam ao Brasil.poropenAccessEducação - ensino a distânciaPolítica linguísticaO Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio na UNILA: recepção linguístico-cultural para o ensino superiorconferenceObject