CAMPOS, Richard L.F.CASTILLO, JoséFARIA, Fernando MesquitaANDRADE, Ligia K.M.2019-02-182019-02-182018-11-30https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4560O presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do desenvolvimento de alguns aspectos a serem contemplados, tais como: a expressão do corpo, a imaginação, a criatividade, a improvisação, etc, queremos promover o trabalho individual e em grupo por meio da interação, num processo dialógico consciente e crítico entre os participantes. A metodologia empregada parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e da tese de doutorado de Cebulski sobre o teatro associado à perspectiva de Vygotsky como potencializadores do desenvolvimento intelectual e afetivo dos participantes. Além disto, trata-se de trabalhar os aspectos relacionados ao ensino plurilíngue e intercultural, visto que a Unila possui estes eixos norteadores de seu projeto institucional e esta diversidade está presente no cotidiano da instituição. Os resultados parciais apontam a interação entre os participantes, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades e limites e o reconhecimento do outro e da possibilidade de criação artística. Além disto, a partir da proposta de Geirola, os sujeitos buscam soluções corporais, sonoras e linguísticas desde sua própria experiência e também frente ao coletivo.poropenAccessTeatroEnsinoPlurilíngueInterculturalSIEPESEUNIExtensãoCurso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural"article