Maia, Francisca Paula SoaresLima, Milena do Carmo2018-08-092018-08-092017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3993Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEm Foz do Iguaçu, cidade turística de tríplice fronteira, há um número considerável de estrangeiros (estudantes, professores e comerciantes) que necessitam do Português Brasileiro em seu dia a dia. Para atender a essa demanda, o projeto “Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) vem ofertando, desde o segundo semestre de 2014, aulas ministradas por nacionalidades. bolsistas Tem e voluntários construído uma a discentes metodologia das mais embasada variadas numa visão variacionista, integracionista e de inclusão cidadã. Portanto, a didática empregada vem buscando superar as lacunas presentes nos métodos de ensino de língua estrangeira, trabalhando em classe não apenas o Português Brasileiro, mas também o respeito às diferenças, e contribuindo para a inclusão cidadã dos aprendizes estrangeiros. Como resultado, estes manifestam seu desenvolvimento na língua já a partir das primeiras aulas, haja vista também que nelas são trabalhados temas cotidianos nos quais os alunos estão sempre imersosporopenAccessEducação - ensino aprendizagemUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridadeconferenceObject