Kuchnir, Jonatas MichelScavinski, Yane2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2729Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais das intervenções do PIBID português/francês. A temática engloba as discussões de gênero na escola, orientados pelos documentos oficias (Diretrizes curriculares da educação básica e Parâmetros Curriculares nacionais). O projeto desenvolve-se em uma turma de 7o ano, no colégio Arnaldo Jansen. A fim de realizar as discussões, os acadêmicos pibidianos exploram inicialmente o ponto de vista dos alunos e após obtê-los, inicia-se uma séria de atividades com o tema, realizadas durante as intervenções do projeto na sala de aula. Cabe aos acadêmicos pibidianos construírem pontes que relacionem o ensino da língua portuguesa com a língua francesa. Temos por objetivo a formação de opinião crítica do aluno da educação fundamental, para que ele seja apto a extrapolar as noções estereotipadas de gênero e com isso possa questionar as normas ditadas pela sociedade, além de superar qualquer noção preconceituosa dos gênerosporopenAccessRelação de gêneroLíngua francesaLíngua portuguesaDiscutindo relações de gêneroconferenceObject