Silva, Ricardo Tadeu CairesVendrame, Jefferson Clayton2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3084Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História (Unespar- Campus de Paranavaí-Pr), junto aos alunos do Colégio Estadual Leonel Franca EFM. A partir da análise das principais obras relativas à relação cinema-história, procurou-se subsidiar os bolsistas para o trabalho pedagógico com filmes históricos em sala de aula. Neste texto, relataremos os resultados da atividade realizada em torno do filme Besouro, trabalhado junto aos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Por tratar-se de um filme de ação, cuja narrativa gira em torno da figura lendária do capoeirista Besouro de Mangangá, a atividade mostrou-se bastante atrativa para os adolescentes, os quais foram levados a refletir sobre as condições de vida dos negros no período do pós-aboliçãoporopenAccessEnsino de históriaCinemaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Resistência negraBrasil. Lei 10.639/03 - ensino da história e cultura afro-brasileiraOficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-BrasileiraconferenceObject