Gomyde, Luana Domingos CesettiReis, Leandro Augusto dosSumigawa, Luciana ToshieSanches, Sônia Banaki2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2922Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/UEL, Subprojeto Música. Trata-se de um projeto que busca a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento Música e Geografia: os conteúdos abordados pela Geografia, isto é, o conhecimento dos diferentes espaços físicos em suas dimensões – naturais, econômicas, históricas, políticas, sociais e culturais – permitem, assim como os conteúdos musicais, refletir sobre a realidade do aluno. O tema central é a compreensão das dimensões musicais para ressignificação da Música e, também, do espaço físico do sujeito, estudantes, entre 13 e 16 anos, do 9o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros – Londrina/PR. Inicialmente, respaldamo-nos em referenciais teóricos relativos à Educação Musical e à interdisciplinaridade, a saber: QUEIROZ, 2011; BOVO, 2005; LIMA, 2014; CUERVO, 2008.poropenAccessEducação musicalGeografiaRessignificação identitáriaMúsica e Geografia: dimensões do mundo para ressignificação do universo pessoalconferenceObject