França, Rafael MarquesPelegrini, ThiagoFurihata, MarciaLino, Matheus Humberto Almeida2017-10-252017-10-252014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2788Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município de Londrina/PR. A classificação utilizada para o ensino do tema da diversidade esportiva presente na Proposta Pedagógica da Escola, que tem como orientação as Diretrizes Curriculares Municipais (2011), divide os esportes em olímpicos, paralímpicos e não-olimpicos. Ao tematizar este conteúdo, os alunos puderam compreender a diversidade esportiva presente em nossa sociedade/cultura, o direito de todos ao acesso e a prática esportiva, independentemente de sua condição, a aventura e a radicalidade dos esportes não-olímpicos, por meio de problematizações conceituais e vivências corporais das manifestações esportivas paralímpicas e não-olímpicasporopenAccessEducação físicaEnsinoDiversidade esportivaEsportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação físicaconferenceObject