Gastaldo, Luís FernandoMelo, Débora Kélli Freitas deSchneiders, Ediane CristinaGriebeler, Fernanda Kunz2018-07-092018-07-092017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3838Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO Programa de Formação Continuada Macromissioneira (PFCM) constitui uma ação extensionista proposta sob coordenação da Universidade Federal da Fronteira Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social. O programa executado inspira-se em pressupostos teóricos explicitados por Imbernón (2010), Freire (1996), Nóvoa (1999), Tardif (2012). Estabelece diálogo com os docentes e demais profissionais da Educação Básica, possibilitando aperfeiçoamentos vinculados aos seus campos profissionais e, particularmente instigando registros e publicação em e-book de experiências e reflexões resultantes do processo de formação continuada. Neste trabalho objetivamos destacar apontamentos descritos no e-book produzido pelos participantes do PFCM, que permitem considerar avanços na construção de saberes (disciplinares, curriculares e experiências) e de identidade docente e de profissionais da educação, constituídos no próprio processo formativo reflexivoporopenAccessIdentidadeProfessoralidadeAs contribuições da formação macromissioneira para a construção da identidade docenteconferenceObject