Santos, Mateus Martins2024-12-152024-12-152024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8731Artigo apresentado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica.O presente artigo analisa o impacto do capitalismo de plataforma na educação latinoamericana. Nesse contexto, analisa-se que empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, ao fornecerem plataformas e ferramentas educacionais, muitas vezes baseadas na monetização de dados pessoais, podem comprometer a privacidade, ética e segurança de dados dos usuários. A mercantilização da educação, impulsionada pelo capitalismo de plataforma, transforma a educação em um produto consumível, priorizando métricas de desempenho e lucro financeiro em detrimento da experiência de aprendizagem significativa. É enfatizado o papel das Edtechs e das grandes empresas de tecnologia na transformação digital da educação, evidenciando a expansão de suas atividades na região latino-americana, ressaltando a importância de refletir criticamente sobre as implicações do capitalismo de plataforma na autonomia pedagógica na América Latina.vicapitalismoeducaçãoempresas de tecnologiaAmérica LatinaA influência do capitalismo de plataforma na educação latino-americanaArticle