Vargens, Dayala Paiva de MedeirosFreitas, Luciana2017-09-132017-09-132016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2332IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A implementação da educação linguística em espanhol nos anos iniciais do Ensino Fundamental inaugurouse recentemente nos sistemas de ensino público dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói. Para esse nível escolar, voltase a presente investigação, que tem como objeto a análise de materiais didáticos para tal público. Alguns motivos incentivam esta investigação: a inexistência de processo oficial de avaliação de livros didáticos de línguas estrangeiras nos moldes do que ocorre no PNLD de Línguas Estrangeiras Modernas para os anos finais do Ensino Fundamental (desde 2011) e para o Ensino Médio (desde 2012); a escassez de pesquisas voltadas para a educação linguística em espanhol para crianças no Brasil e a necessidade de ampliação desse objeto de estudo na formação de professores. Como fundamentação teóricometodológica, a pesquisa segue a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2000) e lança mão de categorias analíticas oriundas da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2002). No que tange à discussão sobre ensino de línguas para crianças, pautamonos em Rocha (2008; 2007) e em Freitas e Vargens (no prelo) e, acerca dos estudos sobre letramento, em Rojo (1998; 2005; 2009). Priorizase a análise de duas coleções didáticas, tendo sido uma delas indicada para o uso no espaço público. Resultados apontam para a necessidade de ampliação da discussão sobre a produção de materiais didáticos de espanhol para crianças vinculados às especificidades educacionais desse nível escolar.poropenAccessEnsino FundamentalRio de Janeiro (RJ) - BrasilNiterói (RJ) - BrasilEducação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticosconferenceObject