Rocha, Gilson ClaudioSebben, Egon Eduardo2018-01-102018-01-102014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3188Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho, traz algumas reflexões que se originaram e se ampliaram ao longo das observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Levando em conta as colocações das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná, acerca do ensino dos três tipos de arte existentes na sociedade, a arte erudita, a arte popular e a indústria cultural, procurou-se refletir sobre maneiras de integrar esses conhecimentos para proporcionar aos alunos das escolas observadas, um melhor desenvolvimento de seu senso crítico, de sua capacidade criadora e de sua consciência em relação à música em geralporopenAccessMusicaEducação musicalQual a melhor música para se ensinar? reflexões sobre arte e gosto musical a partir das observações no PIBIDconferenceObject