Louis, Dikenson2023-07-052023-07-052023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7484Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.A genética é o estudo da hereditariedade, ou seja, tenta entender como as características biológicas são herdadas. O conhecimento nessa área tem permitido o conhecimento profundo de muitos processos, facilitando avanços biotecnológicos que beneficiam a sociedade, como processos de transgenia, clonagem e produção de células-tronco. O estudo tem como objetivo avaliar a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Biologia, com ênfase no conteúdo de Genética. Utilizou-se as metodologias de sala de aula invertida, jigsaw e gamificação em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, no Colégio Gustavo Dobradinho da Silva, no município de Foz do Iguaçu/PR. A coleta de dados foi realizada com pré e pós-teste, e um questionário avaliativo. Os resultados obtidos indicam que as estratégias utilizadas contribuíram para a construção, desenvolvimento e aprendizado dos educandos, pois respondiam bem às contextualizações feitas durante as aulas. Além disso, o estudo permitiu observar que eles preferiram as aulas que tinham maior correlação com sua realidade, onde muitos associaram assuntos que viram em mídias e na cultura popular, com isso a aula se tornou mais fluida e participativa, com mais engajamento e protagonismo nas metodologias que eram desenvolvidas exclusivamente em sala de aula, como gamificação e a do método jigsaw. Assim, conclui-se que as metodologias ativas podem ser eficazes no ensino de genética, tornando-se estratégias de ensino com um potencial para a construção do conhecimento científico sendo empregadas para de maneira eficiente, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no Ensino MédioporopenAccessMetodologias ativas; genética; BiologiaAplicando Metodologias Ativas para o Ensino de Genética em Aulas de BiologiabachelorThesis