Oliveira, Jóhidson André Ferraz dePaiva, Aline CristinaLopes, Tiago Luis FratariAraújo, Danielle Michelle Moura de2017-02-132017-02-132012-06-05https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/841Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila – Extensão: Grupo temático “Educação para a Integração” - 05/06/12 - 08h00 às 18h00 - Unila-Centro - Salas 10 e 11 - 2o PisoPara a forma de comunicação, explanaremos as várias etapas do processo de desenvolvimento do projeto, evidenciando sua finalidade, que é contribuir para a redução das desigualdades “sócio-educacionais”; além de inserir a comunidade na proposta integracionista da nossa universidade. Desse modo, abordaremos alguns rasgos teóricos da educação popular de Paulo Freire, os quais subsidiam concepções pedagógicas do nosso projeto. No que tange a forma de apresentação, faremos uma exposição que tentará evidenciar as propostas, estruturas, concepções e metas do Cursinho Comunitário Ingressa. Para isso, utilizaremos, a partir de aparelhos multimídias, os materiais didáticos, o formato pedagógico e as bases que foram usadas como arcabouço teórico para a concepção política, ideológica e social do projeto. Para a montagem da exposição precisaremos de: uma sala para abrigar os recursos multimídias e artísticos da exposição; materiais como: papeis sulfites, fitas adesivas, rolo de barbante, impressões, mesas e cadeiras.poropenAccessCursinho IngressaPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroExtensão da UnilaCursinho Ingressa: experiências e desafios para o acesso ao ensino superiorconferenceObject