Gutiérrez-Murillo, Roberth StevenFortes, Laura2020-05-232020-05-232020-05-22GUTIÉRREZ MURILLO, Roberth Steven; FORTES, Laura. O ensino de línguas modernas como ferramenta para a integração institucional em uma universidade brasileira bilíngue: O cenário da UNILA por meio de Experiências de Extensão Universitária e Monitoria Acadêmica. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S.l.], v. 6, n. 1, maio 2020. ISSN 2525-7870. Disponível em: <https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1644/1228>. Acesso em: 23 maio 2020. doi:https://dx.doi.org/10.23899/relacult.v6i1.1644.ISSN: 2525-7870https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5841El presente trabajo se objetiva a relatar el proceso de enseñanza-aprendizaje de dos lenguas modernas (Portugués e Inglés), realizado por medio de projectos en la Universidade Federal da Integração Latino-Americana, en el año 2017 y, consecuentemente, se buscó destacar los principales aportes a la visión de integración regional propuesta por la institución. La metodología utilizada fue caracterizada por el relato de experiencia, tipificado por el abordaje qualititativo. Fueron realizadas una acción de tutoría académica en Portugués como lengua adicional (PLA) y una acción de extensión universitaria en Inglés. Los principales resultados apuntan la elaboración y acompañamiento de prácticas didactico-pedagógicas que permitieron mejorar la enseñanza-aprendizaje de las lenguas referidas, especialmente en lo que se referiere a los contextos multilíngües y translíngües vivenciados por la comunidad académica y la comunidad de la región tri-fronteriza. Por último, se concluye que estas acciones pueden fortalecer grandemente los procesos de democratización de los conocimientos linguísticos modernos, una vez que abordan al aprendíz como principal productor de conocimientos y modificador de realidades.O presente trabalho se objetivaa relataro processo deensino-aprendizagem de duas línguas modernas (Português e Inglês), realizado por meio de projetos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no ano de 2017 e, consequentemente, buscou-se destacar os principais aportes à visão de integração regional proposta pela instituição. A metodologia utilizada foi caracterizada pelo relato de experiência, tipificado pela abordagem qualitativa. Foramrealizadasuma ação de monitoria acadêmica em português como língua adicional (PLA)e uma ação de extensão universitária em inglês.Os principais resultados apontam a elaboração e acompanhamento de práticasdidático-pedagógicas que permitiram melhorar o ensino-aprendizagem das línguas referidas, especialmente no que concerne aos contextos multilíngues e translíngüesvivenciados pela comunidade acadêmica e a comunidade da região tríplice-fronteiriça. Por último, concluiu-seque essas ações podem fortalecergrandemente os processos de democratização dos conhecimentos linguísticos modernos, uma vez que abordamoaprendizcomoprincipal produtor de conhecimentos e modificador de realidades.spaopenAccessEnseñanza de lenguas modernasExtensión UniversitariaTutoría AcadémicaUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)La enseñanza de lenguas modernas como herramienta para la integración institucional en una universidad brasileña bilingüe: El escenario de la UNILA por medio de experiencias de Extensión Universitaria y Tutoría AcadémicaO ensino de línguas modernas como ferramenta para a integração institucional em uma universidade brasileira bilíngue: O cenárioda UNILA por meiode Experiências de Extensão Universitária e Monitoria AcadêmicaModern languages teaching asaninstitutional integration toolin a Brazilianbilingual university: The UNILA’s scenariothrough Academic Tutoringand University Extension experiencesarticle