Pereira, Luiz Henrique Garcia2024-10-302024-10-302024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8601Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.O tema da diversidade sexual tem ganhado destaque nas discussões sociais contemporâneas, especialmente no ambiente escolar, onde os professores de ciências e biologia desempenham um papel crucial. No entanto, como se dá a formação desses profissionais (bacharéis e licenciados) em relação a essa temática? Este trabalho teve como objetivo analisar a formação dos bacharéis em ciências biológicas e dos licenciados em ciências da natureza da UNILA sobre a diversidade sexual. Para isso, foram aplicadas duas abordagens: uma análise documental e uma intervenção com os discentes. Na análise documental, foram examinados três grupos de documentos que orientam essa formação: 1. a Base Nacional Curricular Comum e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; 2. as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica e de Ciências Biológicas; e 3. os Planos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Ciências Biológicas da UNILA. A intervenção teve como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento e preparo dos discentes para trabalhar com a temática da diversidade sexual. As análises revelaram que essa temática não é abordada de maneira adequada, tanto na educação básica quanto na formação desses profissionais. Mesmo quando mencionados, os temas relacionados à diversidade se restringem, em sua maioria, ao contexto étnico-racial, enquanto a sexualidade humana é tratada de forma biologizante. Os dados da análise documental foram corroborados pelos resultados da intervenção, que evidenciaram a falta de conhecimento e preparo dos futuros profissionais das áreas biológicas em relação à sexualidade humana. Essa análise evidencia um abismo significativo entre os documentos oficiais do Governo e do Ministério da Educação e a real inserção da diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Diante disso, torna-se urgente a revisão desses documentos para garantir a inclusão clara e objetiva da temática da diversidade sexual, promovendo uma educação mais inclusiva e respeitosa.viopenAccesseducaçãoorientação sexualidentidade de gêneroLGBTQIPAN+formação de professores.Inclusão da temática diversidade sexual na formação dos bacharéis em ciências biológicas e licenciados em ciências da natureza da Unila.Other