Freitas, Luciana Maria Almeida de2017-09-132017-09-132016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2331IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta comunicação visa a apresentar uma pesquisa que enfoca livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Mais especificamente, foram observadas as atividades de produção escrita em todas as coleções de espanhol aprovadas nas quatro edições concluídas até o ano de 2015 que incluíram Língua Estrangeira Moderna (inglês e espanhol): PNLD 2011 e 2014 (anos finais do Ensino Fundamental) e PNLD 2012 e 2015 (Ensino Médio). Dessa forma, buscouse construir uma série histórica de análise das coleções aprovadas com foco em na competência escrita. Como suporte teórico deste projeto, lançase mão, fundamentalmente, das contribuições da concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, em especial o conceito de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003). Além disso, servem de suporte para as discussões realizadas as contribuições de pesquisadores que vêm abordando o ensino da escrita em suas reflexões (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; GERALDI, 2006; BUZEN, 2006; FREITAS e VARGENS, 2010; ELIAS e KOCH, 2011). A partir das análises realizadas, é possível afirmar que as coleções referentes aos editais mais recentes do PNLD, sejam elas do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, apresentaram propostas de produção escrita mais bem elaboradas, pois entendem a atividade como um processo, buscam propor textos de gêneros discursivos diversos e se aproximam dos propósitos e finalidades da educação linguística em línguas adicionais no âmbito escolarporopenAccessPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)EspanholProdução escrita: uma análise da série histórica de coleções didáticas de espanhol aprovadas pelo PNLDconferenceObject