Ciacchi, AndreaTeixeira, Andrea de ChermontCruz, Andréia daAlmeida, Denner Mariano deCastilha, Eduardo DalcinDelgado, ElianeFerreira, Emmanuelle ChristianesMarques, Erwin BeckerBarbosa, Fernando Cesar MendesDanelli, LucasAguiar, Lucas de MoraesMoura e Silva, Luisa Maria Nunes deMonteiro, Samuel Rodrigues2017-02-092017-02-092012-06https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/727Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila. Unila-Centro, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 04 e 05 de junho de 2012A indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros profissionais egressos de uma universidade inovadora. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade, ética e compromisso com a transformação da realidade. O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila <https://unila.edu.br/1o_encontro_ic_ext/apresentacao> colabora para a avaliação e a exposição pública dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi, pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”.poropenAccessI Encontro de Iniciação CientíficaExtensão da UnilaConhecer e TransformarAnaisAnais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar"conferenceObject