Silva, Lucinete daDantas, Thiago BogadoBondezan, Andreia Nakamura2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2615Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; na qual é aplicado um projeto de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido pelo Subprojeto de Pedagogia do PIBID – Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência. As atividades foram feitas com 90 crianças distribuídas em quatro turmas do 4o ano do ensino fundamental. Destacamos, neste texto a atividade “troca de cartas”, que foi realizada nos meses de março e abril deste ano. O intuito era de apresentar e trabalhar com estas crianças função da escrita. Esta experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de escrever cartas, de trocar mensagens com alunos de outras turmas, e vivenciar a importância da escrita no cotidiano das pessoasporopenAccessComunicaçãoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A troca de cartas como instrumento de socialização e uma forma dinâmica de incentivo à leitura e escritaconferenceObject