Biff, Edina VorpagelSilva, Jeane Aparecida Soares daRamos, Leidiane da Silva deAnjos, Clarice Felisbino dos2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2996Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Reflete sobre a singularidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no contexto da Educação do Campo, a partir de uma experiência desenvolvida com apoio do PIBID-Diversidade. Contextualiza a EJA no MST e trata das concepções e propostas pedagógicas ao passo que apresenta a experiência concreta da Turma Nelson Mandela, de EJA II (anos finais do ensino fundamental) da Escola Milton Santos. Destaca a alternância, os tempos educativos, a auto-gestão, o trabalho, o acompanhamento pedagógico, a avaliação e a identidade camponesa e Sem Terra como elementos que caracterizam a singularidade. A pesquisa utilizou fontes documentais e reflexões de experiências pessoais das autorasporopenAccessEducação de jovens e adultosEducação do campoTrabalhadores Rurais Sem Terra - MSTO processo de formação dos camponeses na educação de jovens e adultosconferenceObject