Gonçalves, JosianeAlmeida, Dircelia AlvesMenezes, Regiane de SouzaFernandes, Denilsa dos Santos2018-01-102018-01-102014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3185Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil de um Centro de Formação ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST. Descreve as experiências e as considera como sendo de educação para a sustentabilidade, num contexto de disputa de projetos no campo. Relaciona o conceito de sustentabilidade com o projeto dos movimentos sociais populares do campo e a identidade dos sujeitos coletivos do campo. Conclui que a educação para a sustentabilidade pode ser uma das intencionalidades da educação infantil do campo relacionada à formação da identidade dos sujeitosporopenAccessEducação InfantilMeio ambienteMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campoconferenceObject