Pereira, Maikeli Gomes dos SantosBarbosa, Fabíola MotaMayer, Camila RibeiroRojas, Natalia Elisabeth Roque2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2863Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo do presente texto é apresentar estudos e reflexões acerca da vivência pedagógica Ciranda Infantil durante a 13o Jornada de Agroecologia. Consideramos que essas vivências contribuem para o processo de formação do pedagogo. Nesta discussão, realizamos uma breve apresentação histórica da Educação Infantil no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esse Movimento Social, além de lutar pelo direito à terra, pela igualdade social e agroecologia, defende e luta por uma educação no campo. Destacamos que a Ciranda Infantil prioriza a brincadeira como possibilidade de desenvolvimento das crianças. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID 5 – proporcionou a participação dos estudantes do curso de Pedagogia do Campo nas atividades da Ciranda Infantil com o intuito de contribuir para o processo de formação do educadorporopenAccessEducaçãoCiranda InfantilVivências PedagógicasIntencionalidades da ciranda infantil sementes da esperança durante a 13°jornada de agroecologiaconferenceObject