Messias, Evllyn RibeiroBertolin, Alinne FernandaMoura, Paula Denise de Araújo2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2811Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das alunas do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em uma instituição de ensino da rede municipal de Curitiba, visando promover a iniciação na prática docente possibilitando a relação entre teoria e prática. Essa experiência proporcionou o conhecimento da realidade escolar de alunos da Educação de Jovens e Adultos, que é um publico diferenciado dentro da educação por vivenciarem as situações do cotidiano, atuando numa sociedade letrada e sem dominar a leitura e a escrita, portanto possui uma experiência extra escolar que enriquece a alfabetização transformando a aprendizagem da leitura escrita em algo realmente significativo para suas vidas, resultando assim em um troca de conhecimentos entre estudantes e bolsistasporopenAccessEnsino-aprendizagemPesquisa - planejamentoExperiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escolaconferenceObject