Kill, DiegoCortez, Mariana2017-03-032017-03-032016-10https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1318Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e ArtesEste trabalho tem como finalidade analisar e problematizar textos artísticos (entende-se lite- ratura, pintura, desenhos, música, cinema) apresentados e trabalhados nos livros didáticos para o en- sino das línguas português e espanhol. Ao ensinar uma língua estrangeira, o professor está, automa- ticamente, ensinando a cultura que essa língua produz. Entendendo que língua e cultura são insepa- ráveis no ensino e aprendizagem de línguas, nosso propósito será investigar como tais textos são apresentados nos livros didáticos: há referência à cultura? Os textos artísticos são abordados como objeto estético-crítico? Estão referenciados e relacionados com o tópico da unidade ou são tratados como apêndice na aprendizagem? Os livros didáticos utilizados foram: Síntese e Falar... Ler... Escrever para o ensino do espa- nhol e do português, respectivamente. Os textos artísticos apresentados nos livros escolhidos foram catalogados e analisados quanto ao objetivo, ao contexto de inserção, à referência e utilidade e à problemática de cada conteúdo. Na sequência do trabalho, indicamos os problemas identificados e redigimos um breve comentário sobre eles.poropenAccessRepresentação artística - material didáticoEspanhol - idiomaPortuguês - idiomaEntre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como leconferenceObject