Felipe, Natali Angela2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2883Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta um material adaptado a deficientes visuais para o ensino dos conceitos de fração e as operações de adição e subtração. Originou-se da dificuldade de encontrar materiais adequados para este ensino, após necessidades vivenciadas durante o trabalho realizado como bolsista no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID em atuação na Sala Multifuncional Tipo II de um colégio estadual, com uma aluna com deficiência visual. Neste sentido levando em consideração a organização, manuseio e significação tátil do aluno, o material apresentado neste trabalho compõe uma caixa com divisórias e com um tabuleiro, onde peças de madeiras divididas em partes iguais são manipuladas e identificadas por indicações em Braille de suas respectivas frações. A caixa possui limitações laterais e nas divisórias, sendo a parte da frente removível para que o deficiente visual possa apoiar as mãos e manipular as peças sem que as percaporopenAccessMaterial adaptadoDeficiente visualEnsino de fraçõesMaterial adaptado para o ensino de frações a deficientes visuaisconferenceObject