Saraiva, Illyushin ZaakSilva, Ícaro Ilo daAntonello, RicardoOliveira, Rafael Garlet deNeves, Raphael da CostaBecker, Ruan MachadoLacerda, Matheus Souza deSantos, Luiz Guilherme Menezes dosScheurich, João PedroTavares, ThiagoOuverney, Matteus Araújo2018-06-212018-06-212017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3684Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Tecnologia e ProduçãoEste trabalho analisa o projeto extensionista de robótica pedagógica com base em tecnologia Arduino desenvolvido em 2016 e 2017 no Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense – IFC cujo objetivo principal é a realização de oficinas de robótica pedagógica nas escolas públicas do entorno do campus, usando robôs construídos pelos bolsistas com a tecnologia Arduino, uma ação que visa a integração entre o saber técnico-científico produzido no campus e o saber tradicional dos estudantes da região, além do eminente caráter de divulgação científica. As oficinas duram entre 2 e 4 horas e se dividem em 2 fases: (1) teórica, e (2) prática. Também buscam coletar informações sobre o interesse de alunos e professores locais acerca da robótica pedagógica. Até julho de 2017 o projeto chegou a 6 cidades diferentes, alcançando 595 estudantes de escolas pública, com dezenas de oficinas realizadas e destaque para a realização de uma oficina na cidade de Floriano, no Piauí, em maio de 2017, com mais de 100 participantes, além de 6 oficinas do Projeto Rondon na cidade de Balneário Rincão, no sul de Santa Catarina, com mais de 300 participantes. Considera-se que o projeto traz resultados concretos para a ação extensionista do Campus Luzerna, apresentando efeitos positivos sobre a região, e levando a marca IFC para várias cidades diferentes no ano de 2017poropenAccessPlataforma ArduinoExtensão TecnológicaRobótica PedagógicaProjeto RondonExtensão Tecnológica e hardware livre: resultados do projeto de robótica pedagógica com arduino do IFC-Campus Luzerna nas Escolas Públicas do Meio-Oeste CatarinenseconferenceObject