Biscola, Talita Gabriela AldaSilva, Roberta Laressa daKramer, Vanda Maria Silva2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3081Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo deste trabalho é relatar de que forma o professor bolsista do PIBID pode instrumentalizar suas aulas de geografia, utilizando uma metodologia, útil, eficiente e barata. O assunto experimentado envolvia as discussões sobre as manifestações de tempo que acabam por definir modelos climáticos. A atividade prática consistiu na observação sensível do tempo, baseada na visualização sensitiva e interpretação de uma simbologia gráfica. As atividades foram desenvolvidas em 8 aulas, 2 para explicação do conteúdo e 6 para exposição da técnica e analises dos resultados. Os resultados obtidos demonstram que essa junção de pratica de observação fundamentada com uma excelente teoria, é capaz de despertar por parte dos alunos um grande interesse pelo assuntoporopenAccessObservação Sensível - tempoAulas práticasNovas MetodologiasObservação do tempo sensível nas aulas do PIBID de geografiaconferenceObject