Maldaner, Amanda ScapiniLima, Eloiva Fátima Ferreira deKlüber, Tiago Emanuel2017-10-112017-10-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2713Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é uma proposta relativamente consolidada para a formação de professores em nosso país. E, como ocorre com qualquer proposta, é de se esperar que ela propicie avanços, os quais, por sua vez, requerem a superação de entraves. Um destes se concentra na questão do planejamento necessário em qualquer ação pedagógica. Desse modo, nesse texto, perseguimos a seguinte interrogação: Quais os desafios do planejamento na Iniciação à Docência? O material significativo para efetuarmos essa discussão consiste em relatos de experiência de alguns integrantes do programa, do subprojeto da Licenciatura em Matemática da Unioeste, Cascavel. Além destes relatos, tomamos as memórias e relatórios das reuniões periódicas realizadas ao longo do ano de 2014. Como desfecho, apresentamos reflexões sobre o planejamento situadas a partir das particularidades dos envolvidos no processoporopenAccessFormação - docênciaPrática docenteDesafios do planejamento da iniciação à docência: relatos e reflexõesconferenceObject