SOUZA, CLARISSA2020-10-052020-10-052019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5935Relatório Final de Bolsista apresentado para atender requisito do Edital 01/2018 PROINT-IMEA-PROGRAD.Este relatório expõe as conclusões de uma análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe, realizada em busca de encontrar similaridades ou disparidades significativas entre os cursos, partindo de um pensamento crítico e reflexivo sobre a colonialidade a qual a academia musical está inserida. Para a análise, criou-se uma tabela especificando as universidades utilizadas, seu cursos e ênfases. Após um comparativo e leitura das ementas, foi utilizado material bibliográfico com bases em colonialidade e decolonialidade com finalidade de enfatizar o contexto da academia musical e criar uma perspectiva, tal como propostas de mudança dentro do próprio curso de Música da Unila, dando espaço a discussão sobre disciplinas musicais com conceitos sobre América Latina, integração e decolonialidade. Por fim, como resultado da pesquisa, foi realizado um artigo sobre a temática, e pretende-se compartilhar a pesquisa com a docência e discência do curso de música da Unila.poropenAccessAcademia musical; grades curriculares; colonialidadeAnálise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe,other