Lopes, Letícia de Almeida2024-10-172024-10-172024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8540Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.Este estudo dedica-se a analisar o grupo musical de pop sul-coreano ENHYPEN a partir da evolução do conceito de Indústria Cultural, que tem seu discurso iniciado por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na Escola de Frankfurt e parte da perspectiva da Teoria Crítica das Relações Internacionais. Através de uma fórmula que acumula reprodutibilidade técnica e o espetáculo, temas tratados principalmente pelos respectivos Walter Benjamin e Guy Debord, o texto reflete sobre o sistema capitalista ser alimentado pela condução das massas, mais especificamente pela produção e consumo destas. Adiante também é destacado a questão da estética e o desenvolvimento dos meios de comunicação e mídia, que possibilitaram uma dilatação da manipulação na sociedade, fazendo com que o sujeito perca sua criticidade e compreenda apenas o que lhe é apresentado. Por fim, conclui-se que esta pesquisa visa exibir o mecanismo do consumo massivo e da manipulação das massas presente no sistema internacional atual, desde a primeira menção da Indústria Cultural, em A Dialética do Esclarecimento (2022 [1947]), até estudos contemporâneos, como os de Rodrigo Duarte, seguindo a visão da Teoria Crítica das Relações Internacionais e usando um grupo de K-Pop como exemplo.ptopenAccessrelações internacionaisindústria culturalCoreia do SulK-Pop.A indústria cultural e o K-Pop: um estudo de caso sobre o ENHYPEN.