Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de2017-09-122017-09-122016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um contexto autônomo, colaborativo de interação online via webcam que utiliza tecnologia VOIP (como Skype, dentre outros) e que facilita o contato transcultural entre povos de diferentes países; no teletandem, um parceiro ajuda o outro na aprendizagem de sua língua nativa (ou língua na qual é proficiente), com a supervisão de um professormediador (TELLES, 2015). Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados dados provenientes de uma experiência entre alunos de uma universidade brasileira em interações com alunos de uma universidade mexicana. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta investigação pautase nos pressupostos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEM, 2011), uma vez que o enfoque está centrado no processo em que acontecem as ações de teletandem, bem como na reflexão sobre as práticas de ensinar e aprender línguas. A análise dos dados aponta para o fato de que o teletandem, além de constituirse como contexto tecnológico favorável ao desenvolvimento das competências linguística e intercultural, configurase como um cenário deflagrador de reflexões que potencializam a construção de saberes empíricos, teóricos e metodológicos importantes para o fortalecimento da identidade do professor de espanhol/LEporopenAccessFormação - docênciaIsso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicialconferenceObject