Klein, Rejane2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2554Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir acerca das concepções de formação inicial e de inserção na escola por meio do PIBID, tendo por base depoimentos das alunas bolsistas. A metodologia adotada consistiu da aplicação de um questionário semi-estruturado e, para o estudo aqui apresentado, selecionamos uma das questões dentre as que foram feitas a elas. Constatamos que, para as bolsistas, a universidade é o lugar onde se aprende a teoria, enquanto que a escola é o espaço do exercício da prática. Concluímos que se faz necessário desenvolver novas pesquisas para romper com esta forma de conceber a formação inicial e a inserção na escolaporopenAccessFormação - docênciaEducação - sala de aulaA formação inicial e as contribuições do PIBIDconferenceObject