Cardoso, Helen RodriguesSilva, Bárbara Perachi Mattos da2018-09-142018-09-142017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4088Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO Programa de Extensão Formação Continuada de Professores: (Re)Visitando os Processos de Ensinagens tem como objetivo estruturar e consolidar no Campus Restinga (IFRS) um Programa de Formação Continuada para Docentes da Educação Básica. Trata-se de proporcionar aos Professores um espaço de reflexão, discussão, troca de experiências, planejamento e qualificação da prática pedagógica. Compõem-se de cinco ações diferenciadas, integradas e complementares. Uma delas é o projeto IFCINE – Revisitando Práticas Pedagógicas a partir do Cinema. Este projeto tem como finalidade abordar diferentes aspectos dos processos de ensinagens a partir de obras cinematográficas e debates com convidados especializados. Em tais oportunidades, os professores são incentivados a compartilhar suas estratégias de ensino e a revisitar suas práticas pedagógicas. As obras cinematográficas apresentadas são escolhidas a partir de diferentes temáticas pedagógicas. Após a exibição do filme, segue-se um debate com um convidado especialista no assunto. Os encontros são mensais, de forma a constituir um espaço de formação continuada, essencial para que os professores – desafiados pela realidade atual – possam estabelecer elos entre o conhecimento escolar e os conhecimentos que os estudantes trazem consigo (MOREIRA, 1999, p. 88-89), para que a escolarização possa cumprir seu compromisso social. Este trabalho pretende apresentar alguns resultados parciais desta experiência de extensão: o início da consolidação de um espaço qualificado para repensar todo o fazer docenteporopenAccessCinema - recurso didáticoOficina: INFCINE - revisitando práticas pedagógicas a partir do cinemaconferenceObject