Lubérisse, Clesca Eddy2024-05-022024-05-022024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7988Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.Este estudo avaliou o desempenho de asfaltos envelhecidos oriundos de misturas asfálticas fresadas em via urbana de Foz do Iguaçu/Paraná. Foram realizados ensaios convencionais, tipo ensaio de penetração e ponto de amolecimento para avaliar a consistência do asfalto envelhecido em serviço. Também foram realizados ensaios reológicos para avaliar a resistência do asfalto envelhecido em serviço ao afundamento de trilha de roda em altas temperaturas. Adicionalmente, também se avaliou a resistência ao trincamento por fadiga em temperaturas intermediárias para esse asfalto envelhecido em serviço. Comparando um asfalto 50/70 original com o asfalto envelhecido em serviço, se constatou desempenho inferior do asfalto envelhecido do ponto de vista do afundamento de trilha de roda, no entanto, para a resistência ao trincamento por fadiga, o asfalto envelhecido apresentou comportamento superior. Além disso, do ponto de vista da viscosidade do asfalto para adição aos agregados numa mistura asfáltica, se observou que o asfalto envelhecido em serviço requer, em média, temperatura 5ºC acima da temperatura média verificada para o asfalto 50/70 original.poropenAccessasfalto; envelhecimento; pavimentos; propriedades mecânicasCaracterização de asfaltos envelhecidos em serviço.bachelorThesis