Amaral, Giovana SpoladoreOliveira, Mauricio Ferreira de2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2887Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-ARTE) no processo de formação estética e cidadã de alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Roseli PiottoRoehrig - Londrina (PR), no segundo semestre de 2013. A partir de uma problematização puramente estética, voltada para a arte abstrata, propôs-se nessa experiência-aula, como processo/resultado, a apreensão dos elementos que estruturam e organizam as artes visuais, assim como a aplicabilidade destes elementos no espaço de inserção do aluno, possibilitando que os mesmos se reconhecessem como criadores e produtores de trabalhos em artes visuais, e que esses trabalhos contribuíssem afirmativamente para a melhoria do espaço coletivoporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Minimalismo: pintura-suporte-espaço - o papel da arte na educação como possibilidade de transformar a percepção de si no espaço e do espaço em lugarconferenceObject