Farias, Adriana Medeiros2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2753Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente texto expõe a proposta político-pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), subprojeto Pedagogia, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma proposta original de ampliação do estudo da modalidade da Educação Básica, no eixo da Docência, no curso de Pedagogia. O objetivo do programa é ampliar a inserção do estudante no campo profissional desta modalidade compreendendo-a em sua totalidade de oferta na rede pública da educação municipal e estadual, respectivamente em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e um Centro Estadual Integrado de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEIEBJA). O plano de trabalho circunscreve à ação docente na prática educativa que compreende a EJA na sua dimensão política e pedagógica, das práticas educativas inerentes à docência, concebida na totalidade do papel do educadorporopenAccessPedagogiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Experiência do Pibid no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de LondrinaconferenceObject